Os roedores não são muito queridos pela população, então ao sonhar com rato você já fica preocupado em dar de cara com um desses pequenos animais, não é? 

No entanto, você tem certeza de que é um rato? Não pode ser um camundongo? Embora muita gente tenha medo desses roedores, tais espécies são bem curiosas e apresentam certas similaridades.

Rato ou camundongo?

Ao encontrar um roedor em casa, o susto pode ser grande. Porém, nem sempre sabemos identificar qual é a espécie que surgiu.

O termo rato é usado para definir as muitas espécies que pertencem à ordem Rodentia, que abriga desde a capivara até o hamster.

Aqueles que geralmente encontramos em cidades e que estão, em grande parte das vezes, associados a doenças, são de duas espécies: a Rattus rattus, chamado também de rato negro, e a Rartus novergicus, ou chamada também de ratazana.

v

Essas espécies podem sim transmitir doenças, por isso encontrá-las em casa exige procura de ajuda profissional.

Já o camundongo pode ser identificado pelo seu tamanho – ele é menor do que os que chamamos de ratos e aparenta ser menos assustador.

Pertencente a uma ramificação dos Rodentia, o camundongo (Mus Musculus) tem orelhas grandes e arredondadas, com uma cauda maior do que o corpo e normalmente peluda.

Assim, podemos ter a ideia de que o camundongo é mais “fofo”, mas ele também pode transmitir doenças.

camundongo

Então, lembre-se: enquanto camundongos podem chegar até a 15 centímetros, os ratos podem ir de 18 a 25 centímetros. Os ratos apresentam pelagens de cor branca, preta e cinza, enquanto que o camundongo é marrom ou cinza.

Ao contrário do camundongo, a cauda do rato não possui pelos. 

No quesito comportamento, o camundongo vai se apresentar de um modo mais assustado e tímido, enquanto que o rato pode não se intimidar e até combater ameaças.

Você sabia que o rato é um dos signos do horóscopo chinês? Esse animal é bem antigo no mundo e atualmente é um dos mais utilizados como cobaias para pesquisas científicas. A Revista Superinteressante fez uma matéria incrível sobre esse assunto.